O gás de cozinha, embora não seja corrosivo, poluente e nem tóxico, se inalado em grande quantidade provoca efeito anestésico. Além do mais, em caso de vazamento em ambientes sem ventilação pode causar uma explosão, e talvez até um incêndio de grandes proporções.
Diante destas circunstâncias, os cuidados quanto à segurança nas instalações de gás são de extrema importância.
Instalar o botijão de gás em uma área externa sempre que possível e protegida de intempéries, é bastante recomendável. Este local não deve estar exposto a luz solar
Mas outro detalhe importantíssimo se refere a mangueira flexível para gás.
A fabricação da mangueira flexível para gás deve obedecer às normas estabelecidas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e a norma ABNT NBR 8613.
A mangueira flexível para gás pode ser confeccionada em três principais materiais:
- Mangueira flexível de gás de borracha,
- Mangueira flexível de gamas de tramas de aço,
- Mangueira flexível de plástico (PVC) transparente trançada, que é a mais utilizada
CUIDADOS IMPORTANTES AO ADQUIRIR A MANGUEIRA FLEXÍVEL PARA GÁS
A mangueira flexível para gás deve ter, obrigatoriamente, uma tarja amarela. Nela constam o prazo de validade e o código NBR-8613. O que irá garantir que foi fabricada dentro das normas de segurança.
Esteja atento à distância entre o fogão e o botijão de gás, já que a mangueira flexível para gás não pode ultrapassar 1,25 metros de comprimento.
VEJA OUTRAS RECOMENDAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DA MANGUEIRA FLEXÍVEL PARA GÁS
O INMETRO estabelece que a validade da mangueira flexível para gás seja de 05 anos. Após este período o produto deve ser substituído por um novo.
A instalação da mangueira deve ser realizada por um profissional habilitado, já que sua durabilidade está relacionada ao modo que é realizada a instalação, o armazenamento e o manuseio.
Aumente a segurança verificando regularmente as condições da mangueira e do regular para gás. Caso observe qualquer tipo de avaria no tubo, substitua imediatamente.
Proteja a mangueira de intempéries para prolongar a vida útil do componente.
Substitua a mangueira a cada 5 anos. Esta é uma recomendação do INMETRO.