GLP ou o gás de cozinha é composto por uma mistura de gases derivados do petróleo. É um gás altamente inflamável. Por segurança é adicionado uma composição de enxofre para que sua presença seja percebida, já que o GLP é inodoro.
Não é um produto poluente nem tampouco corrosivo, mas quando inalado pode causar asfixia. Por este motivo é recomendado que o botijão seja instalado em local ventilado.
Um vazamento em um ambiente fechado pode provocar explosões e incêndios, podendo atingir vários imóveis ao redor.
Por estas razões, a atenção aos procedimentos de segurança na utilização do gás de cozinha deve ser observada criteriosamente.
Na hora da compra, por exemplo, é importante verificar se o botijão tem um lacre sobre a válvula. O lacre possui a marca do distribuidor e não deve ser violado.
Você deve também recusar botijões amassados, com alças soltas e enferrujados.
Outra preocupação é a instalação, embora seja muito simples requer atenção e cuidado.
Para a instalação é necessária a utilização da mangueira flexível para gás de cozinha. Impreterivelmente a mangueira é transparente e deve ter uma tarja amarela.
A tarja amarela apresenta a data de validade e a inscrição NBR8613, que é a norma ABNT que garante que o produto foi desenvolvido dentro das normas técnicas de segurança.
A produção da mangueira flexível para gás de cozinha obedece a normatização do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e a norma ABNT NBR 8613.
A mangueira flexível para gás de cozinha é desenvolvida em materiais como borracha, gamas de tramas de aço, e plástico (PVC) transparente trançada, que é o mais comum.
ADQUIRINDO A MANGUEIRA FLEXÍVEL PARA GÁS DE COZINHA
Você deve identificar a existência da tarja amarela na mangueira flexível para gás de cozinha. Verificar a data de validade inscrita na tarja amarela (o prazo de validade é de 5 anos), bem como o código NBR-8613. Este código é sua garantia de que o produto foi elaborado sob as normas técnicas de segurança.
A mangueira flexível para gás de cozinha não pode ultrapassar o comprimento de 1,25m. Por tanto, observe a distância entre o botijão e o fogão e não aplique emendas.
COMO AUMENTAR SUA SEGURANÇA UTILIZANDO A MANGUEIRA FLEXÍVEL PARA GÁS DE COZINHA
Nunca passe a mangueira por trás do forno, o calor pode derretê-la e causar acidentes.
Troque a mangueira flexível para gás de cozinha a cada 5 anos ou quando terminar a vigência da validade do tubo
Busque um profissional habilitado para realizar a instalação. Instalações inadequadas, armazenamento indevido e manuseio inadequado reduz a durabilidade da mangueira flexível para gás.
Verifique periodicamente a situação do tubo. Qualquer sinal de avaria é motivo para substitui-lo.
Aumente a longevidade da mangueira abrigando-a do sol e da chuva.